Sampa de todas as músicas
Toda cidade tem uma música ou um ritmo que a define, que faz a cabeça lembrar dela na mesma hora. Se alguém solta o carinhoso apelido “Cidade Maravilhosa” já embalamos uma bossa nova e nos vemos em Ipanema ou no Cristo Redentor.
Com São Paulo o buraco é mais embaixo. Ai de quem dizer que só o samba dá cara para a cidade. Vai receber uma avalanche – não injusta – de reclamações e exemplos de que em Sampa a garoa tem muitos outros sons.
Pega carona com a gente e vem ver - e ouvir - as 10 músicas mais emblemáticas sobre a capital paulista!
![foto: Pedro Balciunas](https://static.wixstatic.com/media/2d2d25_180e18a2e40a4a44b2b0c67594556671.jpg/v1/fill/w_560,h_960,al_c,q_85,enc_auto/2d2d25_180e18a2e40a4a44b2b0c67594556671.jpg)
10 – São, São Paulo – Tom Zé
Se algum verso merece ser tatuado em homenagem à cidade não há dúvida de que o que mais traduz o sentimento do paulistano – de sangue ou coração – é o que tem Tom Zé como autor. Dá uma lida no refrão e vai ouvir a música toda depois!
“Porém com todo defeito/Te carrego no meu peito/São, São Paulo/Meu amor/São, São Paulo/Quanta dor”.
9 – Sampa Midnight – Itamar Assunção
Um dos membros da Vanguarda Paulistana – movimento que nos anos 1970 e 1980 decidiu peitar o poder que as gravadoras tinham sob seus artistas e lançar independentemente seus discos e músicas (num tempo que não havia internet, cabe lembrar) – Itamar Assunção também homenageou a cidade em diversas músicas de seu repertório. Uma delas é a divertida Sampa Midnight com seus “três seres transparentes baixaram não sei de onde”
8 – Fim de semana no Parque – Racionais MC’S
Bem antes de Criolo trazer o rap e a cultura hip-hop de volta à cena musical paulistana, esse grupo da Zona Sul de São Paulo estourava nas rádios e nas vendas ao falar da dura realidade na periferia. “Fim de semana no Parque” é uma das mais famosas composições de contraste entre a vida dos pobres e dos “playboys”.
7 – Lá vou eu - Rita Lee e Tutti-Frutti
Em meio a tanto problema, Rita Lee canta o sufoco com otimismo. Em “Lá vou eu” embala com violão o amor e a aventura que é viver em SP. Olha só, não mudou muita coisa desde que a música foi lançada na década de 1970: “E na medida do impossível/Tá dando pra se viver/Na cidade de São Paulo/O amor é imprevisível como você.”
6 – Augusta, Angélica e Consolação – Tom Zé
Tom Zé merece mais uma posição nessa lista. Essa música transforma as famosas ruas da cidade em mulheres. O mais impressionante é que cada uma das mulheres tem a “personalidade” que suas ruas ostentam. Não dá pra dizer que Tom Zé não seja criativo!
5 – Lampião de Gás – Inezita Barroso
Grande dama da música da música sertaneja e falecida neste ano de 2015, Inezita Barroso canta uma São Paulo antiga, quase bucólica, exaltando as brincadeiras antigas e o sentimento de comunidade que existia na época. “Quanta saudade você me traz...”
4 – São Paulo, São Paulo – Premeditando o Breque (Premê)
Regravação de “New York, New York”, o Premê adaptou à canção os hábitos paulistanos e a diversidade pessoas que aqui vivem. Como não lembrar dos versinhos iniciais “É sempre lindo andar na cidade de São Paulo,de São Paulo/ O clima engana, a vida é grana em São Paulo/ A japonesa loura, a nordestina moura de São Paulo/ Gatinhas punks, um jeito yankee de São Paulo, de São Paulo.
3 – Não existe amor em SP – Criolo
Em tempos de hashtags, a música de Criolo tornou-se fenômeno na retração de uma São Paulo atual, moderna e cheia de distorções. Sem dúvida é a mais famosa das composições recentes sobre Sampa!
2 – Trem das Onze – Demônios da Garoa
Adoniran Barbosa é sem dúvida o mais famoso compositor sobre São Paulo. O samba de lamento “Trem das Onze” é tão icônico que não importa a idade: qualquer um vai saber cantar, pelo menos, seus versinhos iniciais!
1 – Sampa – Caetano Veloso
Dispensa qualquer definição. É só sentir o que acontece no seu coração!