top of page

#EspecialMarvel 

 

TOP 5: As melhores sagas dos quadrinhos do Demolidor

 

Por Rodrigo Ribeiro e Lucas Teves

 

A Marvel não tá de brincadeira ultimamente. Com seu Universo Cinematográfico bombando cada vez mais, com as bilheterias de seus filmes quebrando cada vez mais recordes, agora ela quer dominar as telinhas também! Começando com séries como S.H.I.E.L.D. e Agent Carter, só agora a Marvel mostrou toda a sua força com a série em parceria com o Netflix. Demolidor, que estreou no último dia 15 no serviço de streaming. E pra quem tá acompanhando tudo não pode deixar de conferir os quadrinhos que deram origem a série, que especialmente tem várias referencias e citações a elas. Eis aqui as 5 melhores recomendações pra quem está curtindo a série e quer mais do mundo do Homem Sem Medo; Não esqueçam de conferir no Twitter o mini-review de cada episódio da série da Netflix também. E comentem lá!

Marvel Daredevil - opening titles
00:00 / 00:00
A Saga de Elektra

Ano: 1981 - 1983

 

Autor:  Frank Miller e Klaus  Janson

 

Edições: 158 a 191

#5

Miller apresenta nessa HQ Elektra Nachtiose,  filha de diplomata e grega. Estudou com Murdock na faculdade e, agora, convertida em uma cruel assassina de aluguel. Frank Miller aprofunda a vida de Elektra e mostra o Tentáculo, uma organização japonesa de ninjas que a treinou e agora atua nos EUA.

 

O Demolidor também descobre aquele que será o seu maior inimigo: Wilson Fisk, o Rei do Crime, que na séria é feito pelo excelente Vincent D`Onofrio. Até então, um vilão de segunda categoria tinha aparecido nas aventuras do Homem-Aranha (criado por Stan Lee e John Romita) e em algumas do Capitão América. O Rei do Crime encontra agora seu verdadeiro lugar: o maior de todos os gangsters, comandante chefe do crime organizado de Nova York, sua posição é ideal para as aventuras mais reais, violentas, urbanas e sombrias de Miller.

 

O Homem Sem Medo

Ano: 1993

 

Autor:Frank Miller e John Romita Jr.

 

Edições: minissérie 01 ao 05

#4

A primeira temporada de Demolidor explora bem o começo do herói. Enquanto na maior parte da temporada o herói usa apenas a um capuz e vestes negras. Esse começo é inspirado nesse quadrinho

 

Assim, Miller retornou e criou a minissérie como um conto assustador sobre a origem do herói, mostrando os vários motivos que levaram ao jovem Murdock se tornar o Demolidor, além do assassinato de seu pai. Denso, sombrio e aterrador, a história na qual o Demolidor propriamente dito não aparece, afinal, Matt Murdock só assume tal identidade na última página.

Exposto(Michael Bendis)

Ano: 2002 - 2003

 

Autor: Brian Michael Bendis e Alex Maleev

 

Edições: vol 2, 32 a 40

#3

Em Exposto, Matt Murdock vê o seu mundo virar de cabeça para baixo ao ter sua identidade secreta revelada ao mundo pelos jornais. Que impacto isso teria na vida do herói? O que o Rei do Crime tem a ver com isso?

 

A HQ é conhecida pela sua narrativa simplista e provocante. Com muitas cenas sem diálogos, apresentando as situações de forma cinematográfica e fotorrealista. A dupla foi essencial para a volta da popularidade do herói no começo dos anos 2000. 

 

Demônio da Guarda

#2

Ano: 1998 - 1999

 

Autor: Kevin Smith e Joe Quesada

 

Edições: vol 2, 01 ao 08

Na trama há o aprofundamento do aspecto católico de Matt Murdock, quando ele se depara com uma mãe adolescente que deu a luz a uma criança perseguida por misteriosos bandidos. Investigando, o Demolidor termina informado de que a criança é na verdade o Anti-Cristo, destinado a condenar toda a humanidade. 

 

Kevin Smith traz um pouco de sua experiência cinematográfica para as HQs do herói, dando novos ares. A HQ mostra o herói atormentado e cheio de dúvidas, cabe a Matt cumprir seu título de “demônio atrevido” e intrometer-se no que parece ser uma guerra entre Céu e Inferno.

 

A Queda de Murdock

Ano: 1985 - 1986

 

Autor: Frank Miller e David Mazzucchelli

 

Edições: 219 a 233

#1

Na trama, a antiga namorada de Matt Murdock, Karen Page (desaparecida das histórias desde meados dos anos 1970) é agora uma decadente estrela do cinema pornô viciada em heroína e, por mais uma dose, vende a identidade secreta do Demolidor a um traficante qualquer.

 

A informação chega a Wilson Fisk, o Rei do Crime, o arquiinimigo do herói. Após mandar matar todos os que tiveram contato com essa informação, para garantir exclusividade, Fisk arquiteta um plano para, em vez de um ataque frontal, simplesmente destroçar por completo a vida pessoal de Matt Murdock. Em poucas semanas sua vida desmorona, aonde Matt nem sabe o que o atingiu, fazendo-o ficar à beira da loucura.

 

A HQ é fundamental para fãs da série e do herói. A arte de Miller e a história de Mazzucchelli criam um tom que definiu o herói para sempre. Antes dessa fase, a revista do herói estava quase sendo cancelada. Com a chegade de Miller, inspirado em cultura oriental e filmes de samurai, o herói daria identidade e filosofia para o quadrinho. O que depois o faria recriar um outro personagem, com Batman e o seu Cavaleiro das Trevas. Se você ainda não leu essa HQ, tá esperando o quê? VAI LER AGORA!

Menções Honrosas:

1602

 

A história acontece no ano 1602 no Universo Marvel, na qual os super-heróis apareceram 400 anos anteriormente ao período que eles surgiriam originalmente. Os principais personagens devem resolver o mistério por trás da própria concepção, enquanto lidam com intrigas na corte da rainha Elizabeth. 

 

Neil Gaiman, como o excelente escritor que é, cria situações memoráveis e interessantes e coloca os personagens favoritos da Marvel em um período histórico muito interessante. Nick Fury é o líder da polícia britânica, Peter Parker é o pupilo, Demolidor é um andarilho que entoa canções sobre um tal de Quarteto Fantástico, temíveis piratas do além-mar.

 

Demolidor Amarelo

 

Em uma época de inocência, um jovem advogado com sede de justiça começa a forjar a lenda de um dos maiores heróis do Universo Marvel. Para isso, Matthew Murdock terá de conciliar sua recém-iniciada carreira no Direito com as aventuras noturnas do Demolidor, o Homem Sem Medo.

 

A dupla Jeph Loebb e Tim Sale mais uma vez, como feito em Hulk Cinza e Homem-Aranha Azul, mostra o lado mais humano e caloroso dos heróis, onde não só é mostrado o lado heróico, mas o que eles são para a familía e amigos. A mini-série revela desde o acidente que tirou a visão de Matt, dando-lhe os famosos sentidos aguçados e sobre-humanos, até a decisão dele em criar uma identidade secreta, usando um uniforme amarelo e o codinome de "Demolidor".

1602
Demolidor Amarelo

Ano: 2001

 

Autor: Jeph Loeb e Tim Sale

 

Edições: minissérie em 06 capítulos

Ano: 2005

 

Autor: Neil Gaiman e Andy Kubert

 

Edições: minissérie em 08 capítulos

E você: Tem algum quadrinho do Demolidor que você gosta e que não apareceu na nossa lista? Deixa seu comentário. E nos siga no Instagram e no Twitter com a hashtag #Especialmarvel

© 2015 - por alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie

bottom of page