top of page

O Método Abramovic...sem Abramovic


DSC_4072.JPG

Em meio ao caos diário, é muito fácil sentir-se desconectado do presente, perdido em meio às centenas de pessoas que cruzam nossos caminhos, sem saber onde o outro termina e você começa. Com o objetivo de trazer a pessoa ao agora, causar introspecção, clareza e renovação de energia, foi criada uma série de exercícios, o Método Abramovic.

Idealizado pela artista sérvia Marina Abramovic, o método podia ser experimentado no Sesc Pompeia até 10 de maio, na exposição Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI, que fazia uma retrospectiva dos seus mais de 40 anos de carreira.

Ao chegar para o método somos orientados a deixar todos os pertences, incluindo o celular, em armários. Em seguida, somos levados à uma sala com televisões, que logo passam a reproduzir um vídeo com instruções de Marina sobre a realização do método.

A artista passa então a orientar uma série de exercícios, os quais têm o objetivo de ativar os sentidos do corpo, de maneira que tornem a experiência do método plena. Esses exercícios incluíam esfregar as mãos, para criar calor e energia, e logo passa-la aos olhos, orelhas, boca, entre outros. O pouco tempo do vídeo é o único momento em que vemos a figura de Marina – e apenas virtualmente.

DSC_3977 corte.jpg

Logo depois somos levados a um outro espaço, onde encontram-se os Objetos Transitórios, peças feitas de cristais e madeira, feitas por Marina para o uso durante o método. A artista acredita que esses materiais são capazes de transmitir energia durante a sua interação. Lá os monitores nos entregam fones que bloqueiam todos os ruídos externos.

Neste local começa de fato o Método Abramovic. Os exercícios são feitos em três posições básicas: em pé, deitado e sentado. Existem objetos para cada uma das posturas. Você escolhe um dos objetos da etapa e faz o que quiser com ele: olha, esfrega as mãos, dorme, pensa, desde que se mantenha na posição designada. O importante ali é ter o foco naquilo. Além disso, também é feita uma caminhada em câmera lenta por meia hora.

De início é difícil desligar-se do mundo exterior, mas, algum tempo depois, você é levado pela energia do método. São exercícios muito simples, que até parecem farsa, porém é inegável o quão calmo e conectado ao presente e comigo mesmo me senti, durante aquelas duas horas e muitas das horas seguintes.

Acima de tudo, o Método Abramovic me ensinou que a importância de reservar um tempo da vida cotidiana para a introspecção, para que as outras experiências da vida cotidiana sejam melhores. E, ah, como é bom ouvir o silêncio!

Exposição

Perdeu a exposição Terra Comunal - Marina Abramovic + MAI? A mostra ficou em cartaz entre 10 de março e 10 de maio, no Sesc Pompeia, e você pode conferir a visita do Mack Cultura clicando aqui.

Posts recentes
Tags

© 2015 - por alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie

bottom of page