Restaurantes sobre rodas
Desde o ano passado, um novo assunto está dando muito que falar na cidade de São Paulo. Em tradução literária do inglês, "caminhões de comida", os famosos food trucks vendem e transportam diferentes tipos de alimentos e são encontrados em vários pontos da cidade.
Para conhecer esse fenômeno cultural, o Mack Cultura visitou o Calçadão Urbanoide, na rua Augusta, um antigo estacionamento de carros, que agora dá espaço a uma feira gastronômica. Aberta diariamente, a feira é formada, em maioria, por food trucks.
Marina Santos, frequentadora dos food trucks dali, conta que o diferencial dos restaurantes móveis é a variedade de comidas oferecidas. "Aí que está a graça, né? Você come sempre alguma coisa diferente. Por exemplo, eu não sou muito de experimentar coisas novas, mas quando inventaram os food trucks, comecei a comer comida cubana e grega. Já experimentei uma gororoba estranha de Cuba, bem diferente.”
"Cada dia eu como uma coisa diferente. Essa é a graça do Food Truck. Já experimentei todos os tipos das culinárias mundiais. Hoje, por exemplo, comi ceviche. Nunca tinha comido e achei maravilhoso!", completa Nina de Oliveira, que frequenta os food trucks da Augusta semanalmente.
Os caminhões apresentam uma aparência impecável: são muito bem pintados, decorados e limpíssimos. Além disso, são especializados e elaborados por chefs, oferecendo a tão falada culinária gourmet.
Um sanduíche simples, vendido em qualquer lugar, recebe um toque a mais nos caminhões. Um exemplo é o comprado por Renata Passos, feito com pão de hambúrguer australiano, queijo cheddar e temperos refinados. “Gosto muito dessa ideia da junção de um simples carrinho de rua com uma comida refinada. Acho chique e original. Em Nova York os food trucks já fazem muito sucesso faz tempo”, conta.
Por oferecerem comidas mais sofisticadas, os preços acabam sendo salgados: porções pequenas custam, no mínimo, entre 20 e 25 reais. Mas, por apresentarem uma grande variedade da culinária mundial - incluindo a chinesa, mexicana, árabe, americana e japonesa – num único espaço, a feira gastronômica da Augusta vale a pena ser visitada.
Endereço: Rua Augusta, 1291 ou Rua Frei Caneca, 1024
Datas: Todos os dias
Horários: 11h à 0h (dom, à ter. até 22h)